Para o jornal britânico The Guardian não há dúvidas: As melhores praias da Europa são no Alentejo.

Esta conclusão é apresentada numa reportagem publicada esta semana no suplemento de viagens deste jornal de referência e com um dos sites noticiosos mais lidos do mundo.

O artigo tem sido também um êxito online: na secção de viagens continuava esta sexta-feira em primeiro lugar na lista dos mais lidos.

ZAMBUJEIRA DO MAR

“Um guia para a região do Alentejo em Portugal, lar das melhores praias da Europa”. É com este título que Isabel Choat, jornalista e editora de viagens, apresenta um passeio que começa na Zambujeira do Mar “uma das mais bonitas aldeias da costa sudoeste portuguesa” – e segue por outras atracções da região, passando por Milfontes ou Porto Covo, Cercal ou Brejão (Carvalhal) seguindo até Odeceixe, já no Algarve (mas a dois passos da “fronteira” com o Alentejo).

 “Passei duas semanas na região, conduzindo por estradas vazias, a brincar com o meu filho em praias vazias e a dormir em alojamentos onde éramos os únicos turistas”, escreve, sem esquecer, claro, que visitou o Alentejo num período de pouca afluência.

“Viajar por aqui é viajar no tempo até 40 ou 50 anos atrás”, conclui, enaltecendo a tranquilidade e a quietude, uma “quietude que termina abruptamente no oceano Atlântico”. Esta costa “dramática” – incluindo-se aqui toda a Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano – é, aliás, sublinha, a “mais impressionante da Europa”.