O Santuário de Fátima, as praias e a gastronomia são as principais atracções turísticas da Região Centro, revela um estudo hoje divulgado, desenvolvido pela Unidade de Investigação de Marketing e Consumo (IPAM Lab) de Aveiro.

O documento, que tinha como objectivo avaliar a notoriedade da imagem de marca Centro de Portugal e se baseou em 816 entrevistas presenciais, realizadas durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), concluiu que o Santuário de Fátima, as praias e a gastronomia “figuram como os principais pontos de atracção turística” da região.

praia centro portugal

Relativamente às praias da zona centro, a Figueira da Foz lidera as mais importantes ao nível da atracção turística, com 31% de preferências, seguida da Nazaré (14%), Mira (06%) e Peniche e Barra (Aveiro), com 05%.

Nas cidades identificadas como mais importantes, Coimbra lidera (31%), seguida de Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Figueira da Foz.

Nos eventos anuais mais relevantes, a Queima das Fitas de Coimbra lidera com 30% das escolhas, seguida da própria BTL e da peregrinação de 13 de maio em Fátima (07%), festividades do Carnaval e Santos Populares, a Expofacic – Feira Comercial e Industrial de Cantanhede e a Feira do Chocolate de Óbidos.