O nudismo é uma prática integrada no naturismo que defende a nudez social em espaços públicos e privados. Também pode ser referido a um estilo de vida de viver em harmonia com a natureza e os outros, como expressa através de nudez social.

A prática do nudismo é geralmente feita em áreas designadas para o efeito, como por exemplo, praias, piscinas, lagos, locais privados, etc.

Ao longo da costa portuguesa são inúmeras as praias onde a prática de nudismo é recorrente. Existindo muitas praias onde o nudismo é tolerando e ocorre ocasionalmente, as praias oficiais de nudismo em Portugal são apenas seis, Adegas, Alteirinhos, Barril, Belavista, Meco e Salto.


Praia das Adegas

A praia das Adegas fica localizada no conselho de Aljezur – Algarve, a 500m a sul da praia de Odeceixe e é uma praia oficialmente nudista desde 2004.

O acesso à praia é fácil (escadas em madeira), é vigiada durante a época balnear, tem parque de estacionamento e é feita a recolha do lixo.  A 500m da praia existem bares, restaurantes, WC e Posto de Turismo.

Praia dos Alteirinhos

Esta praia situa-em plena costa vicentina a sul de Zambujeira do Mar e era conhecida em tempos como o “Paraíso dos Hippies”.  Trata-se de uma praia de grande beleza natural dada a forma das rochas envolventes e é oficialmente classificada como uma zona naturista.

O parque de estacionamento é o no alto da falésia, que faz com que o acesso à praia não seja muito acessível, tornando-se deste modo uma praia extremamente tranquila.

Praia do barril

A Praia do Barril é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia. As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão e é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve.

A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

Por ser uma praia muito calma e com um areal muito extenso, é um dos locais predilectos dos praticantes de naturismo que visitam a região. Distingue-se pela qualidade do seu ambiente limpo e saudável e por possuir serviços de limpeza, segurança e informação aos utentes.

Praia da Bela Vista

A Bela Vista é uma praia da zona da Costa de Caparica, no concelho de Almada e foi oficializada como naturista em 1996. Fica situada cerca de 1km a Norte da Fonte da Telha e o acesso pode ser efectuado através da estrada municipal ou através do comboio que lá passa na época balnear.

É uma praia com um areal muito extenso, areia branca, mar calmo, dunas ricas em vegetação e abrigada nos dias ventosos. Excelente para bons banhos de sol.


Praia do Meco

Meco – “Meca” do naturismo português. É assim que é conhecida a praia de nudismo mais famosa a Portugal. A praia do Meco ou praia do Moinho de Baixo, é uma praia na costa ocidental no concelho de Sesimbra protegida por uma falésia de argila, com nascentes de água própria para beber ou tirar o sal do corpo.

Muito frequentada por famílias, é uma praia tranquila com extenso areal e água muito limpa.


Praia do salto

Oficializada praia de naturismo desde 2002 pela Assembleia Municipal Sines, a Praia do salto junto a Porto Covo, é mais uma das pequenas e acolhedoras praias da bonita costa que vai de S. Torpes a Porto Covo.

Um ambiente familiar e muito respeitoso a praia do Salto constitui há vários anos um oásis para os naturistas.