Portugal tem este ano 277 praias com Bandeira Azul,  mais duas do que em 2012, divulgou ontem a associação responsável pela atribuição desta distinção da qualidade das zonas balneares.

De acordo com dados da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a região Norte tem este ano 67 praias com Bandeira Azul (o mesmo número de 2012), o Centro tem 27 (mais três), registando-se aqui pela primeira vez a atribuição deste galardão aos municípios de Góis e Penacova, o Tejo manteve as 49 e o Alentejo tem 25 (mais uma).

Relativamente às ilhas, registou-se um aumento de Bandeiras Azuis na Madeira, que subiu de 11 para 13, e uma diminuição nos Açores, que perdeu cinco praias.

Bandeira Azul 2013

Entre as estreantes estão este ano: Fragosa, Paimo (Norte), Monte Branco, Peneda, Reconquinho (Centro) Algodio, Ribeira dos Pescadores (Tejo) e Forno da Cal (Açores). Nas saídas destacam-se Pedras Brancas e Azul (Norte), S. João da Caparica e Aldeia do Mato (Tejo), Falésia-Açoteias (Algarve), Porto Martins e Riviera (Açores).

A Bandeira Azul volta ainda a ser hasteada em 14 marinas, registando-se a saída da Marina da Praia da Vitória e a reentrada da Marina da Quinta do Lorde, na Madeira.

José Archer referiu também que estão previstas várias ações de sensibilização, nomeadamente a continuação dos projetos Praia Saudável e o Programa Nacional de Vigilância.

O responsável anunciou ainda que vão ser realizadas cerimónias de hastear da Bandeira Azul 2013 em Lagos (1 junho), Coimbra (11 junho) e na Marina da Quinta do Lorde (15 junho).