A Fundação Vodafone Portugal em parceria com a Marinha Portuguesa – Instituto de Socorros a Náufragos lançou uma aplicação inovadora para acesso a informação em tempo real às praias portuguesas.

A aplicação Praia em Directo, permite aceder a informações como o Índice UV, a temperatura e pH da água, temperatura e humidade do ar e a percentagem de oxigénio dissolvido, entre outras informações.

As 24 praias abrangidas no primeiro ano de lançamento da aplicação são:

Vila Praia de Âncora, Praia de Afife, Praia de Fão-Ofir, Praia de Cortegaça, Praia da Torreira, Praia da Vagueira, Praia de Quiaios, Praia Grande do Guincho, Praia de Carcavelos, Praia da Fonte da Telha, Praia da Figueirinha, Praia Atlântica, Praia de S. Torpes, Praia de Odeceixe, Praia da Arrifana, PraiaSalema, Meia Praia, Praia do Vau, Praia da Rocha, Praia da Oura, Praia de Santa Eulália, Praia de Faro, Praia de Cabanas-Mar e a Praia de Monte Gordo.

O serviço Praia em Directo está disponível em versão Web para Tablets, PCs e Smartphones em http://praiaemdirecto.com. Para os restantes telemóveis basta enviar uma sms para o número 915 690 083 com o nome de uma das praias abrangidas.

Esta iniciativa insere-se na vertente de Segurança do programa Praia Saudável, iniciado em 2005 e que tem como objectivo contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.