A famosa praia de Armação de Pêra no Algarve, foi vendida ao Grupo Vila Vita, porque o Estado não tinha verba para a compra.

Parece estranho a praia não ser pública, mas segundo consta estava em causa um terreno de cerca de três quilómetros situado junto à Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, que pertence desde 1913 a uma família e que agora terá sido comprada pelo Grupo Vila Vita, proprietário de uma unidade hoteleira em Porches (Silves), por cerca de 200 mil euros.

Armação Pêra Vendida

“O terreno em causa é propriedade privada, tendo a mesma sido reconhecida através de auto de demarcação de 1913. O Estado teve conhecimento do interesse de aquisição para, ao abrigo do previsto na lei, poder exercer o direito de preferência na aquisição do mesmo”, reconheceu o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

A Câmara Municipal de Silves (CMS) está a acompanhar toda a situação relacionada com a venda de uma faixa da praia de Armação de Pêra (que se localiza junto da praia dos pescadores), faixa essa que era pertença de privados.

O autarca Rogério Pinto garante que a Câmara “procura, desde há muito, garantir os interesses da população, tendo-se empenhado, em conjunto com a Administração da Região Hidrográfica do Algarve – ARH, em definir uma solução para esta zona”.