O nudismo é uma prática integrada no naturismo que defende a nudez social em espaços públicos e privados. Também pode ser referido a um estilo de vida de viver em harmonia com a natureza e os outros, como expressa através de nudez social.

O site de turismo da CNN elaborou uma lista com os 15 destinos ideais para a prática de naturismo. Conheça a lista desses destinos na continuação do artigo.

1 – Praia de Jerolim @ Croácia

A ilha de Jerolim, perto da cidade de Hvar, no sul do país, é conhecida pelas águas cristalinas e praias preservadas, muito frequentadas por naturistas. Para mais privacidade, há pequenas enseadas escondidas por árvores.

2 – Praia da Galheta @ Santa Catarina, Brasil

A cerca de 20 km a sul de Florianópolis, entre a Barra da Lago e a Praia Mole (as praias mais frequentadas de Santa Catarina), existe uma praia protegida e apreciada por naturistas. Com um quilómetro de extensão, a praia da Galheta tem areia fina, vegetação e tranquilidade.

3 – Praia Nudista de Marina di Camerota @ Itália

A pequena cidade do sul da Itália Marina di Camerota, a 90 km de Salerno, é um dos melhores locais para um mergulho sem roupa. Recentemente, uma faixa de 300 metros das praias de Camerota, chamada praia del Troncone, foi atribuída a naturistas. Fica entre as águas límpidas do Mediterrâneo e o parque nacional de Cilento.

4 – Villas Anantara Phuket @ Tailândia  

O resort de luxo Anantara Phuket Villas, na ilha de Phuket, Tailândia, tem 83 villas, equipadas com jardim particular, piscina e totalmente protegidas de olhares indiscretos. Apesar de este tipo de mergulho não ser comparável a um mergulho numa praia na natureza, um banho na piscina ou no jacuzzi, com um mini bar lotado, também tem charme.

5 – Cruzeiro Naturista pela Côte d’Azur @ França

A empresa Croisière Med oferece cruzeiros diferentes para os que querem conhecer o belo litoral da Côte d’Azur sem usar fato de banho. Partindo de Marselha, os cruzeiros duram uma semana e percorrem as águas azuis, parando em pontos escondidos para mergulhar, pescar ou fazer snorkeling. Sempre sem roupa. O preço é de 152 dólares diários por pessoa.

6 – Black’s Beach @ Califórnia

A cidade balneária de La Jolla, no litoral de San Diego, tem uma das melhores praias naturistas dos EUA, numa longa faixa de areia protegida por penhascos impressionantes. San Diego, que tem uma lei antinudez, não aplica a regra a este paraíso nudista com frequentadores fiéis.

7 – Racquet and Tennis Club @ Nova Iorque, EUA

O Racquet and Tennis Club é um clube exclusivo e tradicional de Manhattan, na famosa Park Avenue. Os sócios costumam ser ricos executivos, advogados e banqueiros de Nova Iorque que, além de jogar ténis querem dar um mergulho despidos após o trabalho.

8 – Cachoeiras Lady @ País de Gales

Kate Rew, autora de livros turísticos para nudistas, diz que as cachoeiras Lady, no parque nacional de Brecon Beacons, no sul de Gales, são um dos melhores lugares naturistas do Reino Unido. Um sentimento místico envolve o local, com belas quedas de água entre florestas, mas a zona não é reservadas para nudistas.

9 – Capella Pedregal @ Cabo San Lucas, México

Mergulhar numa piscina particular pode evitar problemas do nudismo em lugares públicos. O resort Capella Pedregal, no Cabo San Lucas, na ponta da península de Baja Califórnia, tem 66 quartos com vista sobre o mar e piscina protegida de mirones.

10 – Maslin Beach @ Adelaide, Austrália

A praia de Maslin Beach, a 35 km da cidade de Adelaide, no sul da Austrália, foi a primeira a ser declarada legalmente como praia nudista no país, em Fevereiro de 1975. Maslin, com boas ondas e um belo pôr-do-sol, recebe os Jogos Olímpicos nudistas do país uma vez por ano, com diferentes provas – todas sem roupa.

11 – Golden Beach @ Chipre

No nordeste da ilha de Chipre, Golden Beach é uma praia perfeita para os que querem aproveitar a areia fina e as águas azuis do Mediterrâneo, sem o incómodo de roupas de banho. Apesar de ser frequentada na maioria por naturistas, a praia não é declarada oficialmente como tal. Evite passear despido pelos cafés da área.

12 – Little Brach @ Havai

Apesar do nudismo estar proibido no arquipélago americano do Havai, existem praias onde mergulhos nus são tolerados. A ilha de Maui tem diversas praias escondidas, como a praia de Little Brach, situada no parque estadual de Makena, recomendada pela associação americana de nudismo.

13 – Orient Bay @ St. Martin

No litoral oeste da ilha de Saint Martin, na parte francesa, esta praia recebe visitantes variados. No resort Club Orient, fatos de banho somem para aproveitar um mergulho nas águas quentes do Caribe.

14 – Carpe Diem @ Santorini, Grécia

O exclusivo hotel-boutique Carpe Diem, situado na ilha de Santorini, tem apenas dez luxuosas suites. Todas elas possuem terraço privado e piscinas onde os hóspedes têm suficiente privacidade para mergulhar sem inibições e com vista sobre um das mais belas ilhas gregas.

15 – Onsen tradicionais @ Japão

Onsen são banhos termais tradicionais japoneses, muito frequentados por habitantes de Tóquio para relaxar e escapar à agitação da vida na capital japonesa. Por tradição, Onsen tem termas separadas por sexo e a entrada na água faz-se sem roupa. O Seta Onsen Sanga-no-Yu, no bairro de Setagaya, tem termas com uma vista soberba sobre o Monte Fuji.