O Carnaval em Portugal possui também uma forte tradição, que evoluiu durante seus séculos de existência e continua a levar  multidões para as ruas. Estes costumes foram exportados às colónias portuguesas, especialmente ao Brasil, por volta de 1723 dando assim origem ao maior Carnaval do mundo.

Hoje, a festa nos dos países é bastante diferente. Portugal segue apostando pelas marchas de carnavais e tenta preservar ao máximo sua identidade cultural, com blocos, caricaturas de personagens políticos e bonecos gigantes.

Carnaval de Portugal 2013

O Carnaval é festejado um pouco por todo o país e destaca-se também em algumas praias portuguesas, como Nazaré, Figueira da Foz, Ovar, entre outras.

O Carnaval de Torres Vedras é outro dos carnavais mais famosos de Portugal, conhecido como o mais português de todos, por conservar suas tradições sem copiar outros países.

O de Alcobaça é o mais longo em Portugal, tendo a duração de 5 dias. Na Ilha da Madeira, os foliões vestem-se com muitas cores, enquanto em Ovar, os carros alegóricos são os reis da festa.