A escolha das mais maravilhosas praias do nosso país vai estar novamente nas mãos dos portugueses, com a eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal.

A eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal centra-se em três eixos estratégicos: Ambiente, Turismo e Mar. Este é um projecto que visa promover as praias nacionais, de forma a preservar a sua beleza e unicidade.

A eleição está dividida por 7 categorias: Praias de Rios, Praias de Albufeiras e Lagoas, Praias Urbanas, Praias de Arribas, Praias de Dunas, Praias Selvagens e Praias de Uso Desportivo.

Para além das categorias os critérios de avaliação utilizados também são 7:  Beleza da praia, Qualidade da água e Limpeza da praia, Estado de conservação dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados, Serviços prestados aos utentes da praia, Espaços públicos de qualidade, Preservação da Identidade Local e as Condições naturais para a prática desportiva.

Um painel de 70 especialistas,  seleccionou  já as 70 praias pré-finalistas, 10 em cada uma das 7 categorias. A short list de 21 Finalistas é seleccionada por um painel de 21 personalidades notáveis, de vários quadrantes da sociedade portuguesa, e revelada a 7 de Maio de 2012, data em que se inicia a votação pública.

A votação pública decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro e serão reveladas a 8 de Setembro de 2012, numa gala em directo de Tróia, transmitida pela RTP e apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

Um dos principais motivos para a escolha de Portugal como destino turístico são as nossas praias. Com o mar, as praias, as falésias, os rios e as albufeiras, dispomos de recursos ambientais de alto valor, que proporcionam riqueza económica, através das pescas, da exploração dos recursos hídricos e do turismo.

Também a prática desportiva nas nossas águas é uma fonte de bem-estar das populações, sendo o nosso país reconhecido internacionalmente como destino de excelência para a prática de desportos como o surf, windsurf, kitesurf, etc.